
O que é o teste do pezinho?
A triagem neonatal, também conhecida como teste do pezinho, costuma ser realizada na própria maternidade ou hospital onde o bebê nasceu, entre o 3o e o 7o dia de vida.
Através de gotinhas de sangue tiradas do calcanhar da criança, é possível se fazer uma importante avaliação inicial para detectar algumas doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) e congênitas (que se desenvolve no útero), que precisam de tratamento o mais rápido possível para evitar graves sequelas no futuro.
Desde 2001, o Ministério da Saúde tem um programa nacional cujo objetivo é submeter todos os recém-nascidos do Brasil a uma triagem para certas enfermidades -- algo que ainda vem sendo implantado, em velocidades distintas, em cada Estado do país.
O governo estabeleceu três fases para a implantação do teste no território nacional: a primeira etapa é uma triagem básica para duas doenças (fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito), e as seguintes incluem exames para um maior número de anomalias, como a anemia falciforme e a fibrose cística.
Quais as doenças detectadas pelo teste?
Lembre-se de que o teste é uma triagem inicial para que se investigue melhor no caso de haver suspeita de alguma doença. Caso ele aponte anormalidades, seu médico provavelmente pedirá outros exames mais específicos para poder fazer um diagnóstico seguro.
No LabVida realizamos o teste do Pezinho CTN, sendo o teste mais completo. É oferecido em quatro diferentes perfis: Master, Plus, Ampliado e Básico, que diferem quanto ao número de doenças pesquisadas.
O Teste do Pezinho Master do CTN pode detectar mais de 30 diferentes patologias. Também são oferecidos 4 Exames Opcionais: pesquisa de HIV 1 e 2, pesquisa de deficiência da MCAD, Espectrometria de Massa em Tandem (MS/MS) e pesquisa de Surdez Congênita não Sindrômica, que podem ser agregados ao Teste do Pezinho CTN ou solicitados separadamente.
Estou confusa sobre como escolher o teste do pezinho que se aplica a meu filho. O melhor é sempre fazer o mais completo?
Converse com o pediatra do seu filho ou com o pediatra da própria maternidade para decidir qual dos testes deve ser realizado. Ele provavelmente vai levar em conta o histórico familiar da criança, sua gestação e a maior ou menor incidência de certas doenças na região em que você vive. Não esqueça de perguntar sobre os custos, especialmente se for dar à luz em um hospital particular.
Atenção: Muita gente confunde o teste do pezinho com a impressão em tinta da sola dos pés que é anexada aos documentos de identificação do bebê na maternidade. Esse procedimento não tem nada a ver com o teste do pezinho, que é a coleta de sangue do calcanhar do bebê por uma pequena picada.
O teste do pezinho machuca o bebê?
Ele é muito rápido e feito justamente no calcanhar por ser uma parte do corpo bastante vascularizada e de fácil recolhimento do material (umas poucas gotinhas de sangue). Não se preocupe, seu filho não vai sofrer e estará sendo submetido a um exame que pode prevenir o desenvolvimento de uma série de doenças graves e até salvar a vida dele.